LAC BLANC

27/08/2020
115
O lac Blanc reluz entre os picos alpinos da paisagem espetacular da região francesa de Chamonix. As margens do lago e as encostas próximas são muito procuradas por adeptos de caminhadas.

No inverno, Lac Blanc é coberta de neve e só é sensatamente alcançada em esquis seguindo uma rota off-piste. No entanto, em meados do final de junho a neve normalmente se foi e a área se abre para caminhantes e é uma atração imperdível para qualquer visitante. Localizado dentro da Reserva Nacional Aiguilles Rouges, o lago é ladeado por aiguilles rochosas (agulhas) que brilham um vermelho profundo ao pôr do sol e a área abriga um grande número de ibex,. Essas cabras selvagens, conhecidas localmente como bouquetin, têm barba e chifres espessos e podem ocasionalmente ser vistas em grandes grupos.

Há várias maneiras diferentes de chegar a Lac Blanc, embora nenhuma delas possa ser considerada como caminhadas fáceis. Você pode optar por pegar um teleférico para ganhar altitude ou, se você estiver realmente em forma, comece a caminhar do chão do Vale chamonix (1040m) e vá até a floresta.

A rota mais simples é pegar o único passeio de teleférico de Les Praz até o Chalé de la Flégere e, em seguida, caminhar na pista óbvia indo em direção ao norte. A estação superior do teleférico é de 1877m e, portanto, a subida para Lac Blanc é de pouco menos de 500m. A maioria das pessoas vai gerenciar a caminhada até o lago em uma a duas horas, dependendo do condicionamento físico e aclimatação. A rota é clara e você sobe uma série de grandes degraus quando você se aproxima do lago. Uma vez no lago, a maioria das pessoas para para almoçar ou tomar um café no Refúgio du Lac Blanc – uma pequena cabana de montanha que acomoda 40 pessoas em dormitórios. Há chuveiros quentes e o jantar e o café da manhã são fornecidos, mas você precisa reservar com bastante antecedência. A maioria das pessoas desce no mesmo caminho para o teleférico Flégere, embora seja possível caminhar de volta para Chamonix em 1,5-2 horas parando no delicioso Chalé de la Floria para uma bebida gelada. O café tem as flores mais bonitas durante o verão e um manequim bastante estranho que está vestido como Julia Roberts no filme Pretty Woman!